Modelagem Matemática e Matemática Aplicada a Educação: uma Proposta de Iniciação Científica no Ensino Médio

Luciana Santos da Silva Martino, Elson Magalhães Toledo, Regina Celia P. Leal-Toledo

Resumo


As inovações tecnológicas e o avanço dos meios de comunicação via internet na direção dos jovens evidenciam a tardia porem inevitável renovação pela qual devera passar o processo educacional brasileiro a m de reaver o interesse de seus educandos. O conhecimento de Matemática propagado em nossas salas de aula, compartimentado e desconectado das demais áreas de conhecimentos, não estimula a criatividade e a curiosidade do educando e representa uma barreira para o desenvolvimento da cidadania do indivíduo. Nesse artigo expõe-se a proposta de um currículo mais  flexível, sob o ponto de vista da educação matemática, com oferecimento da disciplina de Modelagem Matemática e Matemática Aplicada, de caráter eletivo, a alunos do Ensino Médio do Colégio Pedro II. São apresentados alguns dos trabalhos desenvolvidos e expostos pelos alunos, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2014.


Palavras-chave


Modelagem Matemática, Matemática Aplicada , Educação Matemática, Iniciação Científica, Interdisciplinaridade, Recursos Tecnológicos

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5540/03.2015.003.02.0127

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


SBMAC - Sociedade de Matemática Aplicada e Computacional
Edifício Medical Center - Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163 | São Carlos/SP - CEP: 13561-120
 


Normas para publicação | Contato