O uso da Criptografia como ferramenta motivacional nas aulas de probabilidade no Ensino Médio

Willa da S. Medeiros, Maria Joseane F. G. Macêdo, Jocivania Pinheiro

Resumo


A palavra criptografia deriva do grego Kriptos (secreto, oculto) egraphein (escrever).  Como ciência, a Criptografia estuda e desenvolve métodos para tornar ilegível o conteúdo de uma mensagem,  de  maneira  que  apenas  o  receptor  verdadeiro  tenha  condições  de  recuperar  e  ler  seu conteúdo [3]. [...]


Texto completo:

PDF

Referências


Buchmann, J. A.Introdu ̧c ̃ao `a Criptografia, 1a. ed.Berkeley, S ̃ao Paulo, 2002.

Fran ̧ca, W. B. A. A utiliza ̧c ̃ao da Criptografia para uma Aprendizagem Contextualizada eSignificativa, 63f, Disserta ̧c ̃ao de Mestrado, UNB, 2014.

Medeiros, W. S. A arte dos c ́odigos secretos em sala de aula: explorando conceitos de ma-tem ́atica b ́asica em criptografia, 162f, Disserta ̧c ̃ao de Mestrado, UFERSA, 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


SBMAC - Sociedade de Matemática Aplicada e Computacional
Edifício Medical Center - Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163 | São Carlos/SP - CEP: 13561-120
 


Normas para publicação | Contato