O problema multiobjetivo de despacho econômico/ambiental e uma comparação entres os métodos de restrições canalizadas progressivas e de reescalamento não-linear com o NSGA-II

Elis Gonçalves, Antonio Roberto Balbo, Edméa Cássia Baptista, Diego Nunes da Silva, Leonardo Nepomuceno

Resumo


Este trabalho propõe um método determinı́stico de otimização que envolve um método de reescalamento não-linear, técnicas de correção de inércia, métodos de suavização de funções e de restrições canalizadas progressivas para resolução do Problema Multiobjetivo de Despacho Econômico e Ambiental com Pontos de carregamento de Válvula (PMDEA-PV). O PMDEA-PV é formulado como um problema multiobjetivo, não-linear, não-convexo e não-diferenciável e devido a essas dificuldades, normalmente, é resolvido utilizando de abordagens heurı́sticas. A técnica de suavização é utilizada neste trabalho para lidar coma não-diferenciabilidade, enquanto a estratégia de correção de inércia para gerar apenas direções de descida para o método de reescalamento não-linear; o método de restrições canalizadas progressivas trata a natureza multiobjetivo do problema e por fim, o método de reescalamento não-linear é usado para resolver os subproblemas gerados a partir da estratégia anterior. O método proposto é aplicado em dois sistemas teste, de 3 e 10 geradores e os resultados são comparados com os obtidos pelo método heurı́stico de otimização: Non-Dominated Sorting Genetic Algorithm (NSGA-II), mostrando sua eficiência.


Palavras-chave


Reescalamento não-linear, Suavização Hiperbólica, Restrições Canaliza- das Progressivas , Problema multiobjetivo, Despacho Econômico, Despacho Ambiental.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5540/03.2017.005.01.0179

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


SBMAC - Sociedade de Matemática Aplicada e Computacional
Edifício Medical Center - Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163 | São Carlos/SP - CEP: 13561-120
 


Normas para publicação | Contato