A Matemática no Mundo: em homenagem ao Fábio Dadam

Adriano Verdério, Marlus Rudi Saade

Resumo


A pandemia e a revolução tecnológica pela qual estamos passando nos impulsionam a buscar novas formas de ensino. Os filósofos peripatéticos tinham por princípio ensinar por meio da observação da natureza. Os livros didáticos suprem essa abordagem por meio de ilustrações retiradas de laboratórios, de lugares e construções, entre outros. Com a internet, no entanto, estão disponíveis aos professores e alunos ferramentas cada vez mais poderosas com o intuito de produzir essa experiência local, mesmo que a distância. Entre elas estão as ferramentas de mapeamento do Google: Google Maps, Google Street View e Google Earth. Neste artigo apresentamos possibilidades para a aplicabilidade das ferramentas de mapeamento do Google para o ensino de Matemática. Esperamos com isso fomentar um método, à semelhança dos peripatéticos, onde o estudante é levado a construir o conhecimento a partir da observação. Este trabalho é todo desenvolvido à partir de um dos últimos trabalhos de Fábio Dadam, um professor incrível e apaixonado por ensinar, que infelizmente perdeu a batalha contra a COVID-19.


Palavras-chave


Ensino de Matemática; Recursos Tecnológicos; Google Maps; Google Street View; Google Earth

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5540/03.2021.008.01.0342

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


SBMAC - Sociedade de Matemática Aplicada e Computacional
Edifício Medical Center - Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163 | São Carlos/SP - CEP: 13561-120
 


Normas para publicação | Contato