A Densidade de Semeadura e Fracionamento do Nitrogênio (N) na Produtividade de Grãos e Supressão do Azevém em Cultivares de Aveia Branca.

Osmar Bruneslau Scremin, Rubia Diana Mantai, Ana Paula Brezolin, Anderson Marolli, Ari Higino Scremin, José Antonio Gonzalez da Silva, Angela Teresinha Woschinski de Mammann, Janina Paula Piasecki Scremin, Juciara Faganello, Gisele Scremin

Resumo


A densidade de semeadura e a época de aplicação do N-fertilizante são fatores que influenciam diretamente na produtividade de grãos de aveia branca. Neste estudo, analisamos as diferentes relações destes dois itens a fim de obter uma melhor supressão do azevém e maior expressão dos caracteres de produção na cultivar, aliada à condição de uso de nitrogênio. O experimento disposto em blocos casualizados com quatro repetições de arranjo fatorial 3 x 2 x 2, para densidades de semeadura (300, 500 e 700 sementes m−2 ), cultivares de aveia (URS-Taura e URS-Tarimba) e aplicação do nitrogênio (V4 e V4 /R1 ), respectivamente, no ano de 2013. A partir das determinações, a densidade ideal para o cultivo de aveia branca ficou ao redor de 430 sementes m−2 e a aplicação do nitrogêniofracionada ou cheia, vai depender da cultivar.


Palavras-chave


Avena Sativa L.; Regressão; Teste de Médias; Indicações Técnicas; Modelos Estatı́sticos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5540/03.2017.005.01.0282

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


SBMAC - Sociedade de Matemática Aplicada e Computacional
Edifício Medical Center - Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163 | São Carlos/SP - CEP: 13561-120
 


Normas para publicação | Contato