Fluxo de água horizontal em meios porosos insaturados usando o método da integral fracionária e passo de tempo adaptativo

Autores

  • Amauri Freitas
  • Marcello Teixeira
  • Daniel Vigo
  • Carlos Vasconcellos

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2017.005.01.0318

Palavras-chave:

Meios porosos insaturados, Fluxo de água horizontal, Integral fracionária, Passo de tempo adaptativo, Técnica de Picard, Método de diferenças finitas.

Resumo

No subsolo ocorrem inúmeros fenômenos fı́sicos, como a recarga de aquı́feros que servem como um reservatório de água e nutrientes para os ecossistemas terrestres. Prever o fluxo de água horizontal em meios insaturados tem sido um desafio para muitos ramos da ciência e da engenharia. A equação de governo associada a este fenômeno resulta de uma combinação da lei de Darcy e o princı́pio de conservação da massa, que assumindo algumas simplificações, resulta em uma equação diferencial parcial não-linear conhecido como Equação de Richards. Neste estudo, adotou-se a formulação da Equação de Richards baseada no teor de umidade. Geralmente, as soluções numéricas da equação representam corretamente o fluxo vertical, no entanto, o fluxo horizontal é negligenciado. Este artigo propõe um esquema numérico alternativo usando a integração fracionária com passo de tempo adaptativo e o método de diferenças finitas para a discretização espacial, combinado com iterações de Picard para a solução das equações não-lineares correspondentes. Um código computacional de aplicação do sistema proposto foi desenvolvido utilizando a linguagem de programação Scilab. O código computacional foi validado por comparação com uma solução semi-analı́tica de Philip. Foram realizadas simulações numéricas da difusão anômala em um tijolo de silı́cio branco. Os resultados apresentam uma boa concordância com os dados experimentais disponı́veis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-04-14

Edição

Seção

Trabalhos Completos - Métodos Numéricos e Aplicações