Letramento matemático: uma interlocução entre o PISA e os Cadernos de Matemática do 9o ano do ensino público estadual de São Paulo.

Paulo Cesar Oliveira, Rogério José Hoffart Mello Ribeiro, Antonio Augusto Soares

Resumo


O conteúdo deste artigo faz parte de uma Dissertação de mestrado, mais especificamente, a análise do letramento matemático proposto pelo PISA em relação às Situações de Aprendizagem contidas nos Cadernos do aluno do 9o ano do Ensino Fundamental. Metodologicamente, esta fase da investigação foi desenvolvida mediante uma pesquisa qualitativa na modalidade bibliográfica. Os resultados da pesquisa apontaram divergências no referido material, tendo em vista os objetivos da avaliação do PISA.


Palavras-chave


Currı́culo; PISA; Avaliação externa; Letramento matemático; Ensino fundamental.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5540/03.2017.005.01.0558

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


SBMAC - Sociedade de Matemática Aplicada e Computacional
Edifício Medical Center - Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163 | São Carlos/SP - CEP: 13561-120
 


Normas para publicação | Contato