Capacidade de controle de sistema de controle de atitude de veículos lançadores

Autores

  • Domingos Sálvio Carrijo
  • Waldemar de Castro Leite Filho

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2013.001.01.0160

Resumo

Este artigo descreve o desenvolvimento de um método para quantificar a capacidade de controle de sistema de controle de atitude de veículos lançadores quando submetidos a perturbações externas. Entende-se por capacidade de controle a propriedade de rastreamento a uma atitude comandada e, alem disso, de manter controlado na presença de perturbações. O vento é considerado o distúrbio mais relevante que atua externamente no veículo. Com base nas características das cargas aerodinâmicas (pressão dinâmica e margem estática) e do empuxo, determinam-se as forças de controle geradas a partir da deflexão do jato principal de empuxo necessárias para equilibrar os efeitos das rajadas e o gradiente do vento. Espera-se que o momento de controle deve ser maior que o momento máximo de aerodinâmica. Os valores dos ângulos de deflexão apresentados foram calculados pelo método proposto, a partir de uma trajetória de referência de um veículo lançador exemplo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-10-17

Edição

Seção

Artigos