Geometria e geometria molecular: um estudo quimicomatemático.

Geraldo L. Diniz, Edinéia M. Teixira de Paula Campos

Resumo


Este trabalho apresenta um roteiro para atividades integradas para conteúdos das disciplinas de Matemática e Quı́mica, trabalhadas de forma transdisciplinar, com o objetivo de inovar e motivar os alunos da escola básica. A proposta foi desenvolvida e aplicada, como parte dos requisitos do Mestrado Profissional em Matemática, em Rede Nacional - PROFMAT. Como escopo, foi escolhido o tema central de geometria molecular, onde foram destacadas cinco moléculas para representar cada uma das cinco geometrias moleculares escolhidas. Com base nas cinco moléculas, foi elaborada uma sequência de atividades didáticas de modo a explorar os aspectos quı́micos, tais como os componentes básicos de um átomo e de uma molécula, bem como a matemática envolvida em cada uma das geometrias formada pelas moléculas, tais como: ângulos triângulos, pirâmides, etc. As atividades foram realizadas com duas turmas do ensino médio de uma escola pública domunicı́pio de Porto Esperidião/MT. Ao final é feita uma avaliação de resultados.


Palavras-chave


Atividades didáticas; Ensino transdisciplinar; Matemática aplicada.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5540/03.2017.005.01.0560

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


SBMAC - Sociedade de Matemática Aplicada e Computacional
Edifício Medical Center - Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163 | São Carlos/SP - CEP: 13561-120
 


Normas para publicação | Contato