Interação com o Meio como Motivadores do Processo de Aprender Matemática

Clara Augusta Marques Natalin, Amanda Liz P. Manfrim Perticarrari, Aline Maria Pacı́fico Manfrim, Nelson Jose Peruzzi, Andreia da Silva Meyer, Antonio Sergio Ferraudo

Resumo


Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada no âmbito da Educação Ma-temática para identificar temas do cotidiano de alunos do Ensino Fundamental e, num segundo momento, por meio das informações obtidas destes alunos, descrever e investigar a similaridade entre esses temas (variáveis), utilizando uma análise de fatores para, posteriormente, elaborar um material didático que pode ser utilizados como apoio no processo de aprendizagem da Matemática. Foram entrevistados 127 alunos do 6◦ ano do Ensino Fundamental e abordados os temas como: animais, esporte, compras, leituras, alimentação, contato com plantas e games. Como resultado, foi possı́vel dividir o estudo em quatro dimensões expressas nas cargas fatoriais de quatro fatores, o que permitiu atuar de forma independente nessas quatro dimensões.


Palavras-chave


Educação Matemática; Análise de Fatores; Questionário Estruturado; Material Didático.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5540/03.2017.005.01.0568

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


SBMAC - Sociedade de Matemática Aplicada e Computacional
Edifício Medical Center - Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163 | São Carlos/SP - CEP: 13561-120
 


Normas para publicação | Contato