Extração de Conhecimento Relacionado ao Aprendizado de Matemática de Alunos do Ensino Fundamental.

Autores

  • Stella Oggioni da Fonseca
  • Anderson Amendoeira Namen

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2017.005.01.0570

Palavras-chave:

Mineração de Dados, Descoberta de Conhecimento, Classificador Bayesiano, Aprendizagem de Matemática.

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo relacionado à descoberta de conhecimento em bases de dados do INEP, instituto responsável pela avaliação do sistema educacional brasileiro. Por intermédio de um Classificador Bayesiano procura-se identificar fatores associados ao aprendizado de Matemática de alunos do 9o ano do ensino fundamental do Estado do Rio Grande do Sul. São apresentadas as etapas de limpeza e preparação dos dados para posterior aplicação do algoritmo de Mineração de Dados Naı̈ve Bayes. Por fim, são analisados os resultados provenientes deste processo.

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Publicado

2017-04-14

Edição

Seção

Trabalhos Completos - Ensino