Extração de Conhecimento Relacionado ao Aprendizado de Matemática de Alunos do Ensino Fundamental.

Stella Oggioni da Fonseca, Anderson Amendoeira Namen

Resumo


O presente artigo apresenta um estudo relacionado à descoberta de conhecimento em bases de dados do INEP, instituto responsável pela avaliação do sistema educacional brasileiro. Por intermédio de um Classificador Bayesiano procura-se identificar fatores associados ao aprendizado de Matemática de alunos do 9o ano do ensino fundamental do Estado do Rio Grande do Sul. São apresentadas as etapas de limpeza e preparação dos dados para posterior aplicação do algoritmo de Mineração de Dados Naı̈ve Bayes. Por fim, são analisados os resultados provenientes deste processo.


Palavras-chave


Mineração de Dados; Descoberta de Conhecimento; Classificador Bayesiano; Aprendizagem de Matemática.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5540/03.2017.005.01.0570

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


SBMAC - Sociedade de Matemática Aplicada e Computacional
Edifício Medical Center - Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163 | São Carlos/SP - CEP: 13561-120
 


Normas para publicação | Contato