Estudo e Modelagem de Problemas Usando Softwares: Modelo de EDO com Maple.

Autores

  • Marcia Maria C. Cruz

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2017.005.01.0572

Palavras-chave:

Softwares, Ensino, Modelo Matemático, Recursos Computacionais, Maple, (EDO).

Resumo

O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar a importância da utilização de ferramentas computacionais em sala de aula. Será apresentada aqui uma proposta metodológica sobre o emprego de softwares com o fim de tornar aulas de matemática um aprendizado mais dinâmico, mais atraente e mais prazeroso. Muitas tentativas vêm sendo feitas buscando práticas que levem a melhoria do processo ensino/aprendizagem em matemática mas, será que o uso de softwares pode auxiliar o professor na transposição didática de alguns conteúdos matemáticos e dessa forma contribuir para melhoria do ensino em matemática? Propõe-se então uma metodologia que vem sendo desenvolvida e aprimorada ao longo de vários anos de experiências quando começaram a aparecer os primeiros softwares de matemática. Sempre em busca de aperfeiçoar a forma de transmitir os conteúdos de matemática em disciplinas, como Cálculo, Geometria Analı́tica, Álgebra Linear, entre outras, o uso de softwares tende a ser uma iniciativa que com certeza tem tido sucesso. Foram vários softwares envolvidos nestas experiências, podemos citar: Derive, MatLab, C.a.R, Geogebra, Maxima e Maple. Alguns gratuitos outros não. As experiências estende-se também a participação em eventos cientı́ficos com trabalhos nesta direção [3]. Para este trabalho será feito uso do software Maple. A principal proposta é apresentar uma aplicação prática, através de um modelo matemático desenvolvido com a ajuda deste software, cujo objetivo é mostrar uma metodologia para explorar conteúdos matemáticos através de um simples problema que envolve uma importante lei fı́sica e cuja solução deve ser realizada por meio da resolução de uma equação Diferencial Ordinária (EDO).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-04-14

Edição

Seção

Trabalhos Completos - Ensino