Jogos e autoeficácia em relação à Matemática

Camila Maria dos Reis, Andréa Cardoso

Resumo


A autoeficácia compreende um julgamento pessoal de capacidade relativa a determinado domínio e não especificamente à capacidade do indivíduo em uma variedade de circunstancias. O estudante tende a se esforçar mais naquelas disciplinas que acredita ter maior capacidade do que naquelas que crê ter dificuldades, desenvolvendo até mesmo a aversão. Os padrões motivacionais são menos adaptativos na disciplina Matemática do que em outras, então os estudantes da Educação Básica tendem a caracterizá-la como de difícil aprendizagem e que somente aqueles mais desenvolvidos intelectualmente conseguem sucesso, por isso ´e uma disciplina que gera grande aversão [1]. Tais crenças limitadoras estão relacionadas ao autoconceito, que é formado a partir do momento que o indivíduo vai desenvolvendo suas capacidades cognitivas e interações sociais, desde a infância. [...]


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


SBMAC - Sociedade de Matemática Aplicada e Computacional
Edifício Medical Center - Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163 | São Carlos/SP - CEP: 13561-120
 


Normas para publicação | Contato