Análise Investigativa das Dificuldades de Discentes nas Disciplinas de Cálculos

Autores

  • Rebeca F. B. de Oliveira
  • Joan S. Santos
  • Luciana C. de Paula

Resumo

Universitários calouros enfrentam os mais diversos obstáculos na graduação, como a adaptação ao curso, ao local, questões financeiras e de moradia, matérias que exigem maior esforço e estudo, entre outros. Ao defrontar-se com as novas disciplinas, alunos ingressantes apresentam ressaltado grau de dificuldade, em especial, nos conteúdos de Matemática. Este revés é retratado, principalmente, no desempenho acadêmico dos discentes nas disciplinas de Cálculos. De reconhecimento em nível nacional, esta problemática é objeto de investigação em diversos projetos [1 - 2]. Uma formação ineficiente em conteúdos básicos de matemática e as dificuldades específicas destas disciplinas parecem contribuir para o problema. Com o objetivo de diminuir a retenção em disciplinas e oferecer um suporte aos discentes, são propostos projetos como aqueles de Iniciação è Docência, também denominados Projetos de Monitoria. Nesta modalidade são disponibilizados bolsistas, experientes nas disciplinas, que orientam e esclarecem dúvidas dos alunos, quando procurados.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-02-14

Edição

Seção

Resumos