A Resolução de Problemas para o Ensino-Aprendizagem de Arranjo Simples e Combinação Simples

Bruna P. Rocha, Rafaela Nascimento da Silva, Kelly Mendes da Silva, Angela Leite Moreno

Resumo


Esta pesquisa iniciou-se com a observação, durante o primeiro semestre, de quatro turmas de segundos anos do Ensino Médio de uma escola parceira do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). Após três meses de observação ativa, com a aplicação de uma intervenção sobre Trigonometria no Triângulo Retângulo pelos professores em formação, a professora supervisora definiu o tema da intervenção do segundo semestre: Arranjo Simples e Combinação Simples. Iniciou-se a investigação de trabalhos relacionados ao tema para a elaboração da intervenção com seis aulas de 50 minutos cada. A Análise Combinatória é a área da Matemática cujo objetivo é desenvolver métodos de contagem dos elementos de um determinado conjunto. Como estes conceitos são aplicados constantemente em situações cotidianas, seu estudo se torna importante para a formação de um cidadão crı́tico. Assim, iniciou-se o estudo das recomendações contidas contidas nos PCN [1] e no Currı́culo Básico Comum [3]. Com base nesses documentos, percebeu-se a importância da utilização de diferentes situações de aprendizagem para que os estudantes tenham a oportunidade de desenvolver e adquirir habilidades e competências decorrentes destes conceitos, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem [1]. [...]


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