Desenvolvimento da plataforma AlfaGebra e avaliação do aprendizado dos acadêmicos da disciplina de Álgebra Linear

Osmir Custódio Mariano, Jhonatan Sousa Santiago, Hellena Christina Fernandes Apolinário

Resumo


A importância da Álgebra Linear tem crescido nas últimas décadas, principalmente nos modelos matemáticos lineares que surgem em diversas áreas, como a economia, a aviação, a exploração petrolífera, os circuitos eletrônicos, a estatística, entre outras. De acordo com Leon [2] "mais de 75% de todos os problemas matemáticos encontrados em aplicações científicas e industriais envolvem a resolução de um sistema linear em alguma etapa". Para Poole [3] a álgebra linear apresenta muitos resultados interessantes, aplicações em outras disciplinas e em várias áreas da matemática. Assim, apresenta muitas faces, técnicas
computacionais, conceitos e aplicações, tornando-se uma área de grande importância. E de acordo com Cardoso [1] a "Álgebra Linear está presente em praticamente todos os cursos superiores das Ciências Exatas e, por ser uma área que exige alto grau de abstração, tem provocado um grande número de reprovações e evasões em cursos de graduação". Diante desse cenário, o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma plataforma de ensino e aprendizagem para à disciplina de Álgebra Linear do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Tocantins e realizar uma avaliação do aprendizado dos estudantes através do sistema.[...]


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


SBMAC - Sociedade de Matemática Aplicada e Computacional
Edifício Medical Center - Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163 | São Carlos/SP - CEP: 13561-120
 


Normas para publicação | Contato