O Método dos Elementos de contorno com Integração Direta por funções de base radial na solução do problema de Laplace em meios suavemente não homogêneos

Hercules de Melo Barcelos, Carlos Friedrich Loeffler, João Paulo Barbosa

Resumo


Este artigo apresenta a modelagem e aplicação da técnica de Interpolação Direta do Método dos Elementos de Contorno com funções de base Radial (MECID) abordando problemas escalares governados pela Equação de Laplace em que o meio é suavemente não homogêneo, ou seja, as propriedades constitutivas são conhecidas e variam de acordo com uma função conhecida. Tais problemas interessam à sı́smica de prospecção e também às análises da percolação em meios porosos [5]. Comumente os problemas dessa natureza são tratados por métodos que empregam discretização de domı́nio, como o Método dos Elementos Finitos e o Método das Diferenças Finitas. Aqui, com o recurso da formulação MECID, pode-se transformar a integral de domı́nio referente a não homogeneidade do meio numa integral de contorno, aproveitando-se das facilidades operacionais daı́ advindas.


Palavras-chave


Problema de Laplace não homogêneo, Esquema de Regularização, Método dos Elementos de Contorno com Interpolação Direta, Funções de Base Radial.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5540/03.2018.006.02.0306

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


SBMAC - Sociedade de Matemática Aplicada e Computacional
Edifício Medical Center - Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163 | São Carlos/SP - CEP: 13561-120
 


Normas para publicação | Contato