Uma formulação autorregularizada para resolver problemas de Helmholtz usando o método dos elementos de contorno com integração direta

Carlos Friedrich Loeffler, Ramon Galimberti, Hercules de Melo Barcelos

Resumo


Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma nova formulação integral associada à Equação de Helmholtz, para isto, aplica-se a técnica de integração direta com funções de base radial do Método dos Elementos de Contorno. Este novo desenvolvimento evita a singularidade produzida na solução fundamental pela coincidência entre os pontos fonte, os pontos campo e os pontos base através de uma estratégia baseada na escolha de duas funções auxiliares na formulação integral, onde têm-se a solução fundamental de Poisson e a função dada pelo Tensor de Galerkin. A formulação proposta apresentou melhores resultados do que a formulação anterior na simulação de problemas bidimensionais de varredura de frequências, recuperando os pontos de ressonância com maior precisão e apresentando erros menores na amplitude das respostas para diferentes valores de frequências de excitação.


Palavras-chave


Problema de Helmholtz, Método dos Elementos de Contorno com Interpolação Direta, Esquema de Regularização, Funções de Base Radial.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5540/03.2018.006.02.0340

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


SBMAC - Sociedade de Matemática Aplicada e Computacional
Edifício Medical Center - Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163 | São Carlos/SP - CEP: 13561-120
 


Normas para publicação | Contato