Experimentos com matrizes aleatórias: um estudo sobre a variabilidade de problemas-teste lineares com dados gerados aleatoriamente.
Resumo
A utilização de conjuntos de dados de teste para verificação de sistemas algorı́tmicos é costumeira, no contexto atual da computação cientı́fica. Visto isso, há uma facilidade e conforto na geração aleatória destes conjuntos de dados, dada a conjuntura contemporânea de poder computacional. Entendemos também que, para certos problemas numéricos, o processo de sintetização de dados de teste bem definidos no domı́nio do problema é laborioso e por vezes complexo demais, e empregar dados gerados aleatoriamente, sem tanto rigor analı́tico, por vezes acelera e facilita o desenvolvimento do ensaio experimental.
Contudo, é de relevância a emergência de certas “estruturas” estatı́sticas e algébricas em estruturas de dados gerados aleatoriamente – mais precisamente, em matrizes aleatórias. Em uma pesquisa sem o devido cuidado com tais estruturas, podem ocorrer interferências no processo de inferência de conclusões, invalidando o mérito cientı́fico-experimental de seus resultados.[...]