Tendência de Resolução de Problemas em Análise Combinatória com o Uso de um Jogo de Tabuleiro

Thomás Francisco de Abreu, Roberta Siqueira Fernandes, Edson Vieira da Rocha Filho, Angela Leite Moreno

Resumo


O ato de contar é essencial para a solução de diversos problemas cotidianos. No inı́cio da aprendizagem, a contagem é utilizada em sua forma direta, seja para contagem de objetos ou na forma de listagem. Porém, ao se considerar uma grande quantidade de objetos é necessário a utilização da Análise Combinatória para facilitar o processo de contagem. Entretanto, o principal problema enfrentado pelos alunos no aprendizado de Análise Combinatória está na interpretação dos exercı́cios, principalmente em se decidir qual ferramenta utilizar para sua resolução, visto que na maioria das vezes, os exercı́cios propostos em sala de aula já evidenciam qual fórmula o estudante deve utilizar [3]. Uma alternativa para o ensino de Análise Combinatória é a tendência em Educação Matemática de Resolução de Problemas. Nela, o aluno é encarregado de realizar suposições e observações para, posteriormente, generalizar o conteúdo. Enquanto isso, o professor fica encarregado de manter o ambiente confortável para a discussão dos estudantes enquant ele media o conhecimento exposto dentro da sala de aula [1]. É importante que o professor considere todos os tipos de representação que os alunos utilizaram para resolução dos problemas, uma vez que exprimem a visualização que cada um teve acerca daquele exercı́cio. Além disso, as representações são o que facilitam a percepção e compreensão dos conceitos, por trazer para a sala de aula um objeto abstrato [2].[...]


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