Geometria Fractal: uma Proposta de Utilização para a Educação Básica

Autores

  • Ana Eliza Pescini
  • Andriceli Richit
  • Eliane Suely Everling Paim
  • Karla Aparecida Lovis

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados parciais de um projeto de pesquisa desenvolvido no Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia, cuja finalidade é pesquisar as perspectivas para o uso da Geometria Fractal na Educação Básica e no Ensino Superior, por meio de materiais manipuláveis e softwares. No que se refere à Geometria Fractal, ressaltamos que ela está pouco presente na Educação Básica, bem como no Ensino Superior. Com relação a essa área do conhecimento, podemos afirmar que a Geometria Fractal diferentemente da Geometria Euclidiana nos apresenta objetos que possuem dimensão fracionária, traçado de formas irregulares, fragmentadas, de saliências e depressões, formas estas presentes na natureza. Um objeto fractal é definido a partir de três caracterı́sticas, sendo elas: autosemelhança, dimensão fracionária e complexidade infinita. Santaló (2006, p.22) [2] destaca que, nas últimas décadas, a Geometria Fractal [...]

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Publicado

2018-12-19

Edição

Seção

Resumos