Uma análise qualitativa de uma intervenção utilizando a abordagem investigativa para o ensino-aprendizagem de áreas

Camila Maria dos Reis, Vinicius Gabriel Silva Nogueira, Angela Leite Moreno

Resumo


Atualmente, no ensino de Matemática das escolas prevalece o tecnicismo, onde diariuamente um padrão se repete: o professor expõe o conteúdo: definindo, exemplificando e propondo resolução de exercı́cios repetitivos, sem atribuir significado aos conceitos apresentados. Essa rotina faz com que não seja cumprido um dos objetivos da Matemática no ensino fundamental definidos pelos PCN [1]: despertar no aluno o espı́rito de investigação,levando-o a questionar, analisar, investigar, e lidar com os problemas que podem aparecer no meio do processo de investigação. Dessa forma, se faz necessário buscar novas metodologias que tornem o aluno protagonista do seu processo de aprendizado. Uma dessas metodologias é a investigação, que não se trata de solucionar problemas “impossı́veis”, mas trabalhar com questões que podem parecer confusas no inı́cio, mas que no desenrolar do processo geram respostas fundamentadas [3].[...]


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


SBMAC - Sociedade de Matemática Aplicada e Computacional
Edifício Medical Center - Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163 | São Carlos/SP - CEP: 13561-120
 


Normas para publicação | Contato