Ensinando Conteúdos Matemáticos Usando Anamorfose

Claudio Iavorski, Olga Harumi Saito

Resumo


A anamorfose consiste, basicamente, em deformar uma imagem no plano, de modo que ela só possa ser vista como era originalmente de um ponto de vista único e/ou por um sólido geométrico refletor único. É uma mistura de matemática, perspectiva e arte. O seu uso no ensino de Matemática possibilita o desenvolvimento da percepção, por parte dos alunos, usando conhecimentos como a trigonometria e coordenadas cilíndricas, motivando-os para o uso destes conhecimentos vinculados a arte. Esta “Matemática do Disfarce” permite usar o conhecimento matemático como ferramenta para impressionar, gerar ilusões de ótica e interagir com o observador por meio da arte.


Palavras-chave


Anamorfose, perspectiva, óptica, interdisciplinaridade, AnamorphMe.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5540/03.2014.002.01.0131

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


SBMAC - Sociedade de Matemática Aplicada e Computacional
Edifício Medical Center - Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163 | São Carlos/SP - CEP: 13561-120
 


Normas para publicação | Contato