Ensinando Conteúdos Matemáticos Usando Anamorfose

Autores

  • Claudio Iavorski
  • Olga Harumi Saito

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2014.002.01.0131

Palavras-chave:

Anamorfose, perspectiva, óptica, interdisciplinaridade, AnamorphMe.

Resumo

A anamorfose consiste, basicamente, em deformar uma imagem no plano, de modo que ela só possa ser vista como era originalmente de um ponto de vista único e/ou por um sólido geométrico refletor único. É uma mistura de matemática, perspectiva e arte. O seu uso no ensino de Matemática possibilita o desenvolvimento da percepção, por parte dos alunos, usando conhecimentos como a trigonometria e coordenadas cilíndricas, motivando-os para o uso destes conhecimentos vinculados a arte. Esta “Matemática do Disfarce” permite usar o conhecimento matemático como ferramenta para impressionar, gerar ilusões de ótica e interagir com o observador por meio da arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Edição

Seção

Ensino