A importância do Cálculo Diferencial e Integral para a formação do professor de Matemática da Educação Básica

Amanda Aléssio, Cristiane Nespoli

Resumo


O presente trabalho foi motivado pelo seguinte questionamento: Qual a importância do Cálculo Diferencial e Integral para a formação do professor de Matemática do ensino fundamental e médio? Com a finalidade de responder essa questão definiu-se como objetivo geral: investigar por que o Cálculo Diferencial e Integral está presente na matriz curricular dos Cursos de Licenciatura em Matemática. Como espaço da pesquisa foram considerados os cursos de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) presentes nos Câmpus de Bauru, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Presidente Prudente, Rio Claro e São José do Rio Preto, e como sujeitos da investigação, docentes destas Unidades que atuam ou atuaram em disciplinas de Cálculo. Trata-se de parte da pesquisa desenvolvida no âmbito do PROFMAT, cujos objetivos especı́ficos buscaram: levantar as regulamentações estabelecidas pelos órgãos responsáveis associadas à obrigatoriedade da disciplina; analisar os Projetos Polı́tico Pedagógicos de cada um destes cursos com foco nas disciplinas de Cálculo e identificar como os docentes participantes da pesquisa avaliam a importância das disciplinas de Cálculo na formação dos licenciados. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados análise documental e questionário. As etapas do desenvolvimento do trabalho envolveram o estudo inicial dos aspectos históricos associados ao surgimento do Cálculo Diferencial e Integral, visando compreender sua origem e aplicabilidade; o estudo detalhado dos PPP dos cursos compreendidos na pesquisa, à luz das circunstâncias envolvendo as disciplinas de Cálculo nas suas matrizes curriculares, programas de ensino, entre outros. Aqui é apresentada uma breve análise das respostas de 19 docentes a um questionário sobre a ementa, a bibliografia e o papel das disciplinas de Cálculo em seus cursos de Licenciatura em Matemática. Os resultados evidenciaram a compreensão de que o domı́nio dos conteúdos de Cálculo é instância indispensável na formação do futuro professor e permitiram observar que identificar e explorar aplicações de conceitos trabalhados em Cálculo em conteúdos da Educação Básica, é uma prática docente a ser valorizada.

Palavras-chave


Cálculo Diferencial e Integral,Formação de Professores, Professor de Matemática, Educação Básica.

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DOI: https://doi.org/10.5540/03.2020.007.01.0339

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