O MODELO DE VAN HIELE: Avaliando o nı́vel de compreensão geométrica de discentes da UFPA em Cametá−PA

Jaqueline Gomes Pereira, Fernanda Miranda Martins, Rubenvaldo Monteiro Pereira

Resumo


A Teoria de Van Hiele propõe um meio de identificar o nı́vel de maturidade geométrica dos alunos e indica caminhos para ajudá-los a avançar de um nı́vel para outro [1]. Segundo ela, o desenvolvimento do pensamento geométrico do aluno é dividido em cinco nı́veis, sendo eles: Visualização (reconhecer figuras geométricas), Análise (diferenciar caracterı́sticas e propriedades das figuras), Dedução Informal (estabelecer inter-relações de propriedades), Dedução formal (compreender o processo dedutivo e as demonstrações com o processo axiomático associado) e Rigor (geometria entendida sob um ponto de vista abstrato). [...]


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


SBMAC - Sociedade de Matemática Aplicada e Computacional
Edifício Medical Center - Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163 | São Carlos/SP - CEP: 13561-120
 


Normas para publicação | Contato