Modelagens Alternativas das Oscilações das Asas de Aviões do tipo Electra
Resumo
O protótipo da Lockheed L-188 Electra fez seu primeiro voo 1957, despertando o desejo de muitas companhias, ultrapassassando rapidamente o número de 100 pedidos. Entretanto, nos anos de 1959 e 1960, uma série de acidentes ocorridos com estas aeronaves abalou as expectativas de vendas da empresa, conforme [2]. Investigações concluı́ram que a causa para as rupturas da estrutura da asa, ocorridas na fase mais segura do voo (altitude de cruzeiro) e em excelentes condições meteorológicas, foram causadas por vibrações dos nacelles, que foram repassadas à asa na mesma frequência de vibração destas. Diante disso, o objetivo da pesquisa é considerar dois modelos matemáticos para estudar tais oscilações. No primeiro, uma modelagem discreta, conduzindo a um problema de valor inicial para uma equação diferencial ordinária, e no segundo um modelo contı́nuo, resultando em um problema de valor inicial e de contorno para uma equação diferencial parcial. [...]