Correlação de longo alcance em séries temporais de passageiros no transporte público de ônibus em São Paulo

Gislaine A. Azevedo, Thiago B. Murari, Renelson R. Sampaio, Marcelo A. Moret

Resumo


A finalidade dos serviços de transporte é fornecer acesso a destinos ou às atividades que melhorem a vida, aproximando pessoas e lugares, mostrando como o transporte e o planejamento urbano têm sinergias que impactam no desenvolvimento de uma cidade [5]. O objetivo desse estudo é analisar as correlações de longo alcance dos passageiros de ônibus pagantes (P) e gratuitos (G), como idosos e pessoas com deficiência (PcD), na cidade de São Paulo, entre os anos de 2015 e 2017, com o uso do método Detrended Fluctuation Analysis (DFA) [3]. O DFA é um método bem estabelecido para determinar o comportamento de escala de dados com ruído na presença de tendências sem conhecer sua origem e forma [1], como por exemplo, o número de passageiros do transporte público em uma grande cidade, devido ao crescimento populacional e problemas que ocorrem no sistema de transporte.

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