Desenvolvimento de Modelos visando a Aprendizagem Significativa de Conceitos da Matemática

Patricia Presotto Rodrigues Marques, Vitor José Petry

Resumo


A preocupação com o ensino-aprendizagem em sala de aula tem sido tema de pesquisas e discussões entre professores e pesquisadores da área da Educação Matemática. A disciplina de Matemática tem importante papel no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo no desenvolvimento de habilidades de interpretação, de raciocínio lógico e de resolução de diversos problemas do cotidiano das pessoas. Contudo, para exercer esse papel, é fundamental que o aluno esteja motivado e disposto a interagir com as atividades que lhe são apresentadas, o que se constitui como condição indispensável para ocorrer o processo de ensino-aprendizagem. Para facilitar neste processo, é fundamental que os professores desenvolvam aulas dinâmicas voltadas a situações do cotidiano dos alunos ou de seu interesse. O trabalho com modelagem matemática é uma das formas de abordagem dos conteúdos dessa disciplina, visando essa aproximação de conceitos matemáticos com situações reais, despertando em muitos alunos a motivação para o estudo de conteúdos relacionados aos modelos desenvolvidos. [...]

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


SBMAC - Sociedade de Matemática Aplicada e Computacional
Edifício Medical Center - Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163 | São Carlos/SP - CEP: 13561-120
 


Normas para publicação | Contato