Tecnologia e História da Matemática na Aprendizagem de equações de 2o grau

Vania Batista Flose Jardim, Luciano Aparecido Magrini

Resumo


A História da Matemática é um instrumento importante para a construção do co-nhecimento matemático, pois permite investigar as origens, descobertas e aplicações mais importantes da ciência. A utilização deste recurso em sala de aula é uma das propostas dos PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais, com o objetivo de inovar o estudo da dis- ciplina de matemática. Por outro lado, a informática educativa tem se tornado cada vez mais essencial para a nossa sociedade possibilitando a inclusão digital, indispensável nas escolas da atualidade. Para os propósitos deste trabalho pretende-se evidenciar como a Matemática pode ser potencializada no seu ensino-aprendizagem através da junção desses dois recursos. Além disso, apresentamos brevemente as principais dificuldades encontradas com o uso destes dois recursos pelos professores em sala de aula nas aulas de Matemática, bem como as possı́veis justificativas encontradas para a sua não utilização, buscando apre- sentar, sempre que possı́vel, uma solução para os problemas levantados. [...]


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


SBMAC - Sociedade de Matemática Aplicada e Computacional
Edifício Medical Center - Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163 | São Carlos/SP - CEP: 13561-120
 


Normas para publicação | Contato