A produção de modelos matemáticos a partir da Robótica Educacional no contexto do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.5540/03.2020.007.01.0341Palavras-chave:
Robótica, Escola Pública, Lego ArduínoResumo
Este trabalho traz discussões de resultados de investigações de como trabalhar e explorar a Robótica Educacional (RE) com Matemática no Ensino Médio. Fazemos isso a partir de pesquisas ocorridas no âmbito do Ensino Médio de duas escolas públicas. O método adotado na escola 1 perpassa pelo estudo de modelos matemáticos implícitos na ideia de projetos de trabalho, partindo do seguinte princípio: identificar um problema, criar a solução, entender o modelo matemático presente na solução e desenvolver a solução em forma de um protótipo robótico. Na escola 2 a partir de um robô buscaram identificar os conhecimentos matemáticos que podem ser estudados e assim, desenvolveram ações investigativas com os alunos. Concluímos que as diferentes abordagens utilizando Robótica Educacional entrelaçaram a Modelagem Matemática e a Cultura Digital, e os processo de desenvolvimento possibilitaram os alunos serem autores de tecnologias.