A produção de modelos matemáticos a partir da Robótica Educacional no contexto do Ensino Médio

Deive Barbosa Alves, Fernando da Costa Barbosa, Rafael Peixoto, Vanessa de Paula Cintra

Resumo


Este trabalho traz discussões de resultados de investigações de como trabalhar e explorar a Robótica Educacional (RE) com Matemática no Ensino Médio. Fazemos isso a partir de pesquisas ocorridas no âmbito do Ensino Médio de duas escolas públicas. O método adotado na escola 1 perpassa pelo estudo de modelos matemáticos implícitos na ideia de projetos de trabalho, partindo do seguinte princípio: identificar um problema, criar a solução, entender o modelo matemático presente na solução e desenvolver a solução em forma de um protótipo robótico. Na escola 2 a partir de um robô buscaram identificar os conhecimentos matemáticos que podem ser estudados e assim, desenvolveram ações investigativas com os alunos. Concluímos que as diferentes abordagens utilizando Robótica Educacional entrelaçaram a Modelagem Matemática e a Cultura Digital, e os processo de desenvolvimento possibilitaram os alunos serem autores de tecnologias.


Palavras-chave


Robótica, Escola Pública, Lego Arduíno

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5540/03.2020.007.01.0341

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


SBMAC - Sociedade de Matemática Aplicada e Computacional
Edifício Medical Center - Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163 | São Carlos/SP - CEP: 13561-120
 


Normas para publicação | Contato