Robótica Educacional: Uma proposta de atividades para a Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.5540/03.2020.007.01.0430Palavras-chave:
Tecnologia, Kit LEGO R, Ensino-Aprendizagem, Matemática, Física.Resumo
Atualmente, a robótica educacional vem assegurando-se como uma ferramenta de aprendizagem amplamente útil, apesar de ainda emergente no Brasil. No intuito de incentivar seu uso em escolas foi desenvolvida uma dissertação de mestrado junto ao PROFMAT/UFFS, Campus Chapecó, SC, a qual apresenta para professores da Educação Básica, que trabalham as disciplinas de Matemática e Física, uma proposta de atividades de robótica educacional, baseada na metodologia LEGO R . Dentre todas as atividades propostas, neste artigo serão apresentadas duas destas atividades, as quais abordam conteúdos de Matemática e Física. A escolha da metodologia LEGO R ocorreu devido ao fato de muitas escolas do estado de Santa Catarina possuírem os kit’s LEGO R , a Linguagem SuperLogo de programação, bem como outros dispositivos necessários para o trabalho com robótica educacional. Por meio da investigação e análise dos materiais disponíveis nas escolas, pode-se planejar e capacitar os profissionais da área da Matemática, como também de outras áreas do conhecimento, para que em suas aulas possam aproveitar esse rico material e estimular a comunidade escolar como um todo a refletir sobre situações ocorridas cotidianamente através de aulas práticas, possibilitando-os ao contato com novas tecnologias e novas metodologias de ensino. Como alternativa para um aprendizado mais eficaz, visa-se um aprimoramento do ensino e estímulo da aprendizagem matemática através destes recursos, a fim de despertar nos alunos o interesse e o gosto pela disciplina, na tentativa de construção dos conceitos matemáticos relacionados à situações-problema vivenciadas pelo aluno.