Proposta de um indicador do tipo Gini para medição do desempenho escolar

Érika Capelato, Jamil Gomes de Abreu Jr

Resumo


Neste artigo propomos um indicador do tipo Gini para medir o desempenho de um grupo de pessoas, ou mesmo populações inteiras, que foram submetidas a algum tipo de teste cujo resultado final é resumido por um único número. O índice de Gini é um valor estatístico que mede o quão equitativa é a distribuição de um recurso em uma população. Em nosso contexto, o indicador permitirá observar não apenas a uniformidade na distribuição das notas de uma avaliação mas, de algum modo, mensurar aquilo que se pode denominar desempenho escolar, noção esta que deve ser discutida mais amplamente, contudo, num outro momento.

Palavras-chave


Índice de Gini, Probabilidade, Desempenho Escolar

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5540/03.2020.007.01.0421

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


SBMAC - Sociedade de Matemática Aplicada e Computacional
Edifício Medical Center - Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163 | São Carlos/SP - CEP: 13561-120
 


Normas para publicação | Contato