Aplicação da Técnica da Cadeia de Markov na Análise do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Aristaili Barbara Baidek da Silva, Fernanda dos Santos Garcia, Eliete Biasotto Hauser

Resumo


O principal objetivo deste trabalho é estudar a teoria das Cadeias Finitas de Markov e aplicá-la na análise de dados disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) para descrever o comportamento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) relativo às séries iniciais do Ensino Fundamental dos municípios do estado do Rio Grande do Sul (RS). Processos de Markov são usados para medir ou estimar mudanças de estados ao longo do tempo, como por exemplo, processos físicos, econômicos e biológicos. A fundamentação teórica exigiu estudar os teoremas da Álgebra Linear, ([1], [2], [3], [4] e [5]), e descrever o espectro da matriz de transição (determinação dos autovalor es e autovetores). Nesse estudo analisamos e classificamos as notas (N) do IDEB que as escolas de educação básica obtiveram em 2005 e 2011.


Palavras-chave


Cadeia de Markov; IDEB; Autovalores; Autovetores; Análise espectral.

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DOI: https://doi.org/10.5540/03.2014.002.01.0083

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