Um link entre a resolução analítica e a abordagem computacional em uma aula de Equações Diferenciais Ordinárias (EDOs) para turmas do curso de Engenharia de Computação

Autores

  • Teodora Pinheiro Figueroa UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2021.008.01.0491

Palavras-chave:

Equações Diferenciais Ordinárias, Teoria das Situações Didáticas, Engenharia de Computação, Implementação Computacional

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar o resultado de uma investigação na disciplina de EDOs em uma turma de engenharia de computação. Essa investigação se refere a questões relacionadas a inserção de atividades de implementação computacional, como uma ferramenta de
apoio, no sentido de estabelecer um link entre a disciplina de EDOs e uma área específica do curso de engenharia de computação: a engenharia de software, área em que o engenheiro da computação desenvolve programas computacionais e aplicativos para os mais diversos fins. Sendo assim, analisando a grade curricular do curso de engenharia de computação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco (UTFPR-PB) constatou-se que as disciplinas de Fundamentos de Programação e Lógica para Computação fazem parte do primeiro semestre. Então, de acordo com a grade curricular, os alunos deste curso têm pré-requisito para implementar os métodos estudados na disciplina de EDOs (disciplina do terceiro semestre). Sendo assim, decidiu-se fazer uma experiência
investigativa fundamentada na Teoria das Situações Didáticas (TSD), a fim de responder as seguintes questões: E possível e viável fazer um link entre aspectos teóricos da disciplina de EDOs e a implementação computacional, ferramenta básica do curso de Engenharia de Computação? Quais competências e habilidades podem ser desenvolvidas e, o quanto esta metodologia pode contribuir ao aprendizado dos alunos? Qual o nível de satisfação dos alunos diante da possibilidade de se fazer este link? O processo investigativo proporcionou meios de responder à estas questões. Além disso, a análise através da TSD comprovou a viabilidade desta investigação principalmente no que diz respeito a evidenciar aspectos importantes no desenvolvimento de competências e habilidades específicas ao se fazer um link entre as disciplinas da área de matemática e da área de computação.

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Publicado

2021-12-20

Edição

Seção

Trabalhos Completos