Análise do comportamento mecânico de pavimentos flexíveis considerando a variação sazonal de temperatura

Leandro Blass, Breno Tiago de Souza Mota, Anderson Luís Jeske Bihain, Everson Jonatha Gomes da Silva

Resumo


O presente trabalho estudou o comportamento mecânico de um pavimento exposto a uma variação sazonal de temperatura, sob o carregamento do eixo padrão rodoviário. A análise levou em consideração diferentes espessuras de camadas para o revestimento asfáltico (5, 10 e 15 cm). O módulo de resiliência varia conforme a temperatura do pavimento, referentes aos meses de fevereiro e junho, das 13h00min horas às 19h00min, variando a cada hora e com T constante de 25°C (valor considerado nos projetos de pavimentação do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes - DNIT). Através da ferramenta de Análise Elástica de Múltiplas Camadas (AEMC) (ferramenta do software MeDiNa), foram calculadas as deformações de tração (et) e as deformações de compressão (ec) sofridas pelo carregamento. Com a utilização de modelos de previsão de desempenho, foi possível determinar o número de solicitações que poderá iniciar o afundamento de trilha de roda (Na
tr) e trincamento por fadiga (Nfad)- Finalmente, foi estimado sua vida útil,
comparando com os valores da variação sazonal e DNIT (T constante).Os resultados mostraram que a temperatura e espessura do revestimento são importantes e deveriam ser consideradas nos projetos de pavimentação para se ter projeções mais realísticas.


Palavras-chave


Pavimento Flexível; Variação da Temperatura; Módulo de Resiliência

Texto completo:

PDF

Referências


Alkasawneh. W, Pan. E, Zhu. F, Green. R. Effect of temperature variation on pavementresponses using 3D multilayered elastic analysis,International journal of Pavement, 203 –212, 2007. DOI: 10.1080 / 10298430601116741.

Balbo, J. T.Pavimenta ̧c ̃ao Asf ́altica: materiais, projeto e restaura ̧c ̃ao, 1a. edi ̧c ̃ao. EditoraOficina de Textos, S ̃ao Paulo, 2007.

Blass, L. Modelagem Matem ́atica de Respostas Estruturais em Pavimentos Flex ́ıveis Consi-derando a Varia ̧c ̃ao Sazonal de Temperatura. Disserta ̧c ̃ao de mestrado, Uniju ́ı, 2011.

Blass, L, Specht, L. P, Borges, P. A, Pereira, D. S. Modelagem matem ́atica das respostasestruturais de pavimentos flex ́ıveis considerando a varia ̧c ̃ao sazonal de temperaturas m ́aximas,Teoria e Pr ́atica na Engenharia Civil (Online), v. 13, 61-71, 2013.

Bueno, L. D. Determina ̧c ̃ao do potencial destrutivo do eixo duplo direcional no dimensiona-mento de pavimentos flex ́ıveis. Disserta ̧c ̃ao de mestrado, UFSM, 2014.

Departamento Nacional de Infra - estrutura de Transporte (DNIT)Manual de pavimenta ̧c ̃ao,3a. edi ̧c ̃ao. Rio de Janeiro, 2006.[7] Franco, F. A. C. P. M ́etodo de dimensionamento mecan ́ıstico-emp ́ırico de pavimentos asf ́alticos- SISPAV. Tese de Doutorado, COPPE/ UFRJ, 2007.

Medina, J. Motta, L.M.G.Mecˆanica dos Pavimentos , 3a. edi ̧c ̃ao.Editora Interciˆencia, Rio deJaneiro, 2015.[9] Molin, M. Blass, L. Bihain, A. L. J, Bueno, L. D. Budny, J. Altnetter, M. V. Souza, A.L. R.Kazmirski, J.Silva, E. J .G. Modelagem Computacional no Estudo de Deforma ̧c ̃oes emPavimentos Flex ́ıveis.REVISTA CEREUS, v. 10, p. 170-179, 2018.

Ribas, J. Parˆametros el ́asticos t ́ıpics de materiais de pavimentos flex ́ıveis do Rio Grande doSul e sua aplica ̧c ̃ao em uma an ́alise de custo/benef ́ıcio. Disserta ̧c ̃ao de mestrado, UFSM, 2014.[11] Rossato, F. P. Avalia ̧c ̃ao do fenˆomeno de fadiga e das propriedades el ́asticas de mistu-ras asf ́alticas com diferentes ligantes em variadas temperaturas. Disserta ̧c ̃ao de mestrado,UFSM,2015.




DOI: https://doi.org/10.5540/03.2021.008.01.0366

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


SBMAC - Sociedade de Matemática Aplicada e Computacional
Edifício Medical Center - Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163 | São Carlos/SP - CEP: 13561-120
 


Normas para publicação | Contato