Jogos matemáticos e reciclagem: unificação com impactos

Alana Cavalcante Felippe, Shirley da Silva Macedo

Resumo


A falta de diálogo entre o ensino e a aprendizagem da matemática tem gerado a desmotivação dos alunos na realização de atividades, ampliando a dificuldade de estabelecer relações entre a matemática e o cotidiano. A realidade, em muitas salas de aula, ainda é a de um ensino de matemática fragmentado e fora do contexto do dia a dia, por isso, a importância de utilizar materiais recicláveis para a construção de materiais didáticos, dando ênfase à educação ambiental, tem sido uma alternativa que potencializa o ensino dessa matéria na educação básica. A fim de contribuir no processo de ensino e aprendizagem de matemática em uma escola pública de João Monlevade/MG,
foram desenvolvidos, em dois projetos de extensão, vários jogos matemáticos, construídos a partir de materiais recicláveis.


Palavras-chave


Matemática; reciclagem; ensino-aprendizagem; educação ambiental

Texto completo:

PDF

Referências


Agranionih, N. T., Smaniotto, M. Jogos e aprendizagem matem ́atica: uma intera ̧c ̃ao poss ́ıvel,Erechim, Edifapes, 2002.

Borin, J. Jogos e Resolução de Problemas: Uma estrat ́egia para as aulas de matem ́atica. 2aedi ̧c ̃ao,IME-SP, S ̃ao Paulo, 1996.

Brasil, Secretaria de Educa ̧c ̃ao Fundamental. Parˆametros Curriculares Nacionais: Matem ́atica.Bras ́ılia:MEC/SEF, 1998. Dispon ́ıvel em: http://midia.cpt.com.br/pdfs/cpt/pcn/volume-03-matematica.pdf. Acesso em 08 de mar ̧co 2020.

Fonseca, M. C. F. R. Por que ensinar Matem ́atica.Presen ̧ca Pedag ́ogica, Belo Horizonte,volume 1, n ́umero 6, 1995.

Freire, P. Pedagogia da autonomia, 25ªedi ̧c ̃ao,Paz e Terra, São Paulo, 1996.

Lachini, J. Como est ́a pensado o trabalho com Matem ́atica .In: Tomelin, Hon ́orio e Filho,Jo ̃ao Gomes (orgs.). Educa ̧c ̃ao: gest ̃ao do Conhecimento e da aprendizagem,Una Editoria,Belo Horizonte, 2001.

Tufano, W. Contextualiza ̧c ̃ao. In: Fazenda, I. C. Dicion ́ario em Construção: Interdisciplina-ridade,Cortez, S ̃ao Paulo, 2001.

Valle, C. E. Qualidade ambiental: como ser competitivo protegendo o meio ambiente,Pioneira,S ̃ao Paulo, 1995.

Vygotsky, L. S. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem,Edusp, S ̃ao Paulo, 1988.




DOI: https://doi.org/10.5540/03.2021.008.01.0426

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


SBMAC - Sociedade de Matemática Aplicada e Computacional
Edifício Medical Center - Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163 | São Carlos/SP - CEP: 13561-120
 


Normas para publicação | Contato