Ensino remoto de matrizes: o uso da WebQuest como recurso digital para propiciar a aprendizagem significativa

Autores

  • Paula Boito
  • Rosana Maria Luvezute Kripka
  • Eduarda Cericato Ferrareze

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2021.008.01.0401

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem, WebQuest, Tecnologias Digitais, Matrizes

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência, vivenciada no período da pandemia da COVID-19, com a utilização de uma WebQuest, desenvolvida sobre matrizes e operações, como alternativa pedagógica para o ensino de matemática. A WebQuest foi elaborada por um grupo de pesquisa da Universidade de Passo Fundo (UPF) e utilizada por 108 estudantes do 2o ano do Ensino Médio, de uma escola privada do Rio Grande do Sul. Devido à pandemia da COVID-19 e às características da proposta, percebeu-se que essa estratégia pedagógica também poderia ser usada no ensino remoto. Verificou-se que a metodologia possibilitou o estímulo da autonomia dos estudantes na aprendizagem, pois, durante o processo, eles puderam se aprofundar no tema sem a interferência do professor, o qual participou como mediador na construção desse conhecimento. Ao término da proposta, pelas avaliações realizadas pelo professor e pelos relatos dos estudantes, foi possível perceber que além de despertar o interesse dos estudantes, a WebQuest propiciou um ambiente de aprendizagem significativa dos conceitos abordados.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Boito

UPF, Passo Fundo, RS

Rosana Maria Luvezute Kripka

UPF, Passo Fundo, RS

Eduarda Cericato Ferrareze

UPF, Passo Fundo, RS

Referências

Borba, M. C. e Villarreal, M. E. Humans-with-media and the reorganization of mathematical thinking: information and communication technologies, modeling, experimentation and visualization. Springer, New York, 2005.

Dodge, B. WebQuests: a technique for Internet-based learning. The Distance Educator.. v. 1, 2:10-13, 1995.

Fim, C., F.; Pinto, P. C. e Kripka, R. M. L. Utilização da metodologia WebQuest nas aulas de matemática: uma proposta para o estudo de matrizes. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática (RBECM). v. 1, 1:32-40, 2018.

Fim, C. F. e Kripka, R. M. L. Aprendizagem em matemática por meio de recursos da Web­Quest: diferentes usos e indicativos. In: SOUZA, S. A. (Org.) O ensino aprendizagem face às alternativas epistemológicas 3 [recurso eletrônico]. Atena, Ponta Grossa Atena, 2020. 56-66 (Coleção O Ensino Aprendizagem face às Alternativas Epistemológicas)

Kenski, V. M. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, v. 4, n:47-56, 2003.

Kripka, R. M. L.; Silva, L. D.; Ferrareze, E. C.. EXPERIÊNCIA COM USO DE UMA WEBQUEST PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DE 2o GRAU. In: Navarro, E. R.; Sousa, M. C. (Orgs.). Educação Matemática em Pesquisa: Perspectivas e Tendências - Volume 2 Editora Científica, Belo Horizonte, 2021, p. 285-304.

Lévy, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática, 2a. edição. Trad. Carlos Irineu da Costa.Editora 34, Rio de Janeiro, 2010.

Moran, J. M Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. In: Moran, J. M.; Masetto, M. T. e Behrens, M. A. (Orgs.) Novas tecnologias e mediação pedagógica, 21a edição. Papirus, Campinas, 2013. 11-72. (Coleção Papirus Educação).

Valente, J. A. A Comunicação e a Educação baseada no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação Revista UNIFESO - Humanas e Sociais, 1:141-166, 2014.

Downloads

Publicado

2021-12-20

Edição

Seção

Trabalhos Completos