Sistemática para construção de um Teste Adaptativo Informatizado para avaliação em letramento financeiro

Autores

  • Érika Capelato
  • Mariana Cúri

Resumo

Letramento financeiro é definido como uma combinação de consciência financeira, conhecimento, habilidades, atitudes e comportamentos necessários para tomar decisões financeiras sólidas e, finalmente, alcançar o bem-estar financeiro individual [...]   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érika Capelato

FCL/UNESP, Araraquara, SP

Mariana Cúri

ICMC/USP, São Carlos, SP

Referências

D. F. Andrade, H. R. Tavares e R. C. Valle. Teoria de Resposta ao Item: conceitos e aplicações. Online. SINAPE, 2000. São Paulo: ABE-Associação Brasileira de Estatística. Acessado em 28/06/2022, https://docs.ufpr.br/~aanjos/CE095/LivroTRI_DALTON.pdf.

A. Atkinson e F. A. Messy. “Measuring financial literacy: Results of the OECD International Network on Financial Education pilot study.” Em: OECD Working Papers on Finance, Insurance and Private Pensions 15 (2012), pp. 6–58. doi: 10.1787/5k9csfs90fr4-en.

R. M. Bekman. “Aplicação dos blocos incompletos balanceados na Teoria de Resposta ao Item.” Em: Estudos em Avaliação Educacional 24 (2001), pp. 119–136. doi: 10.18222/ eae02420012202.

OECD. Organisation for Economic Co-operation e Development. PISA 2018 released financial literacy items. Online. OECD Publishing. Paris, 2018. Acessado em 28/06/2022, https://www.oecd.org/pisa/test/.

CONEF. Comitê Nacional de Educação Financeira. Educação financeira nas escolas: ensino médio: livro do professor. Online. CONEF. Brasília, 2013. Acessado em 28/06/2022, https://vidaedinheiro.gov.br.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. PISA 2021: matriz de referência de análise e de avaliação de letramento financeiro. Online. INEP-MEC. Brasília, 2020. Acessado em 28/06/2022, https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/pisa.

Downloads

Publicado

2022-12-08

Edição

Seção

Resumos