Resolução de um Problema de Atribuição de Disciplinas através da Programação Linear Inteira

Beatriz B. Tavares, Eduardo D. Bernardes

Resumo


A resolução de problemas reais através de técnicas de otimização matemática tem sido muito empregada atualmente em diversos contextos. Um problema de otimização combinatória consiste em escolher uma solução que seja a melhor dentre várias possibilidades de acordo com um deter- minado objetivo que pode ser expresso por uma minimização ou uma maximização de uma função objetivo. [...]


Texto completo:

PDF

Referências


Raphael Medeiros Alves, Sobramanian Anand e Alisson Vasconcelos de Brito. “Minimizando os custos energéticos de alocação de aula a salas; o caso de uma instituição federal de ensino”. Em: Anais do LI Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional. SOBRAPO, 2019.

F. S. Baía et al. “Investigação de modelos de programação matemática para distribuição de disciplinas a professores”. Em: Anais do LIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional. SOBRAPO, 2021.

Saulo Henrique D’Carlos Barbosa e SR Souza. “Resolução do problema de programação de cursos universitários baseada em currículos via uma meta-heurística híbrida grasp-ils-relaxado”. Em: Anais do XLIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional. SOBRAPO, 2011, p. 1.

M. Dimopoulou e P. Miliotis. “Implementation of a university course and examination timetabling system”. Em: European Journal of Operational Research 130.1 (2001), pp. 202– 213. url: https://EconPapers.repec.org/RePEc:eee:ejores:v:130:y:2001:i:1:p: 202-213.

R. M. L. Kripka, M. Kripka e M. C. da Silva. “Formulação para o problema de alocação de aula com minimização de deslocamentos”. Em: Anais do XLII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional. SOBRAPO, 2011.

E. V. Queiroga, T. L. Bulhões Jr e L. A. F. Cabral. “Problema de alocação de aulas: O caso da central de aulas da UFPB”. Em: Anais do XLVII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional. SOBRAPO, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


SBMAC - Sociedade de Matemática Aplicada e Computacional
Edifício Medical Center - Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163 | São Carlos/SP - CEP: 13561-120
 


Normas para publicação | Contato