Uma abordagem educacional da modelagem matemática aplicada ao preço da moeda Bitcoin

Autores

  • Ighor O. M. Rimes
  • Augusto C. de C. Barbosa
  • Carlos A. de Moura
  • Cristiane O. Faria

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2022.009.01.0323

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Funções, Ensino, Excel, Bitcoin

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de modelagem matemática para o preço (em reais) da moeda Bitcoin de agosto de 2020 até agosto de 2021, com o emprego de funções estudadas por alunos do 1o ano no Ensino Médio e uso de planilhas eletrônica com o aplicativo Excel, escolhido por ser de fácil obtenção e manipulação. Utiliza-se o coeficiente de determinação para escolher qual função modela melhor o problema e com isso procura-se prever o preço desta moeda nos 5 dias após o fim da base de dados. Por fim, é visto que mesmo o melhor modelo presente neste trabalho ainda se distancia de uma boa previsão. Porém a atividade mostra-se enriquecedora para este público por aprofundar o estudo dessas funções e viabilizar a conexão com diversos temas atuais de interesse para o alunado.

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Biografia do Autor

Ighor O. M. Rimes

Programa de Pós-Graduação em Ciências Computacionais, UERJ, Rio de Janeiro, RJ

Augusto C. de C. Barbosa

IME/UERJ, Rio de Janeiro, RJ

Carlos A. de Moura

IME/UERJ, Rio de Janeiro, RJ

Cristiane O. Faria

IME/UERJ, Rio de Janeiro, RJ

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Publicado

2022-12-08

Edição

Seção

Trabalhos Completos