Resolução de Problemas via Modelagem Matemática: metodologia ativa, pesquisa e extensão em uma disciplina conjunta da graduação e da pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.5540/03.2022.009.01.0298Palavras-chave:
Metodologia ativa, Curricularização da extensão, Ensino-aprendizagem.Resumo
Em 2019 a Unifesp e o ITA criam a disciplina semestral Resolução de Problemas via
Modelagem Matemática, inspirada na experiência de 35 anos da disciplina Math Clinic da Universidade do Colorado. Nesta disciplina, estudantes de graduação e pós-graduação, em especial do programa de Pesquisa Operacional da Unifesp e do ITA, desenvolvem e apresentam ao final do semestre soluções para desafios propostos por empresas ou pesquisadores. A experiência tem sido bem avaliada pelos estudantes e pelos proponentes, tendo gerado também artigos científicos e novos produtos, contribuindo simultaneamente para a formação plena dos estudantes e solução de problemas complexos da sociedade.
Downloads
Referências
Abuabara, L., Valeriano, M. G., Kiffer, C. R. V., Yanasse, H. H., Lorena, A. C. Using Machine
Learning to support health system planning during the Covid-19 pandemic: a case study using
data from S˜ao Jos´e dos Campos (Brazil). CLEI Electron. J. 24(3) (2021)
Ferreira, C. E, M., Cruz, J, Salles-Neto, L.L., Lodwick, W. Modelo matem´atico para problemas
de programa¸c˜ao da produ¸c˜ao e dimensionamento de lote monoest´agio de produto perec´ıvel
com demanda determinada e restri¸c˜oes de produ¸c˜ao e estoque. . In: ANAIS DO LII SIMP´oSIO
BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL, 2019.
Salles Neto, L. L. D., Martins, C. B., Chaves, A. A., Konstantyner, T. C. R. D. O., Yanasse,
H. H., Campos, C. B. L. D., Soares, F. D. S.. Forecast UTI: aplicativo para previs˜ao de leitos
de unidades de terapia intensiva no contexto da pandemia de COVID-19. Epidemiologia e
Servi¸cos de Sa´ude, v. 29, 2020.
Veloso, R. et al. Estudo da dinˆamica evolutiva do mosquito Aedes aegypti sob controle SIT
e estrat´egia de replacement. Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational and
Applied Mathematics, v. 8, n. 1, 2021.