Resolução de Problemas via Modelagem Matemática: metodologia ativa, pesquisa e extensão em uma disciplina conjunta da graduação e da pós-graduação

Autores

  • Luiz Leduino de Salles Neto
  • Ana Carolina Lorena

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2022.009.01.0298

Palavras-chave:

Metodologia ativa, Curricularização da extensão, Ensino-aprendizagem.

Resumo

Em 2019 a Unifesp e o ITA criam a disciplina semestral Resolução de Problemas via
Modelagem Matemática, inspirada na experiência de 35 anos da disciplina Math Clinic da Universidade do Colorado. Nesta disciplina, estudantes de graduação e pós-graduação, em especial do programa de Pesquisa Operacional da Unifesp e do ITA, desenvolvem e apresentam ao final do semestre soluções para desafios propostos por empresas ou pesquisadores. A experiência tem sido bem avaliada pelos estudantes e pelos proponentes, tendo gerado também artigos científicos e novos produtos, contribuindo simultaneamente para a formação plena dos estudantes e solução de problemas complexos da sociedade.

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Biografia do Autor

Luiz Leduino de Salles Neto

ICT, Unifesp, São José dos Campos

 

Ana Carolina Lorena

ITA, São José dos Campos

Referências

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Publicado

2022-12-08

Edição

Seção

Trabalhos Completos