Determinação do Teor de Umidade em Grãos de Milho a partir de Parâmeros Elétricos: Tensão e Frequência

Autores

  • Marcelo C. Antunes
  • Manuel O. Binelo
  • Marcia B. Binelo
  • João Fernando Weber

Resumo

O milho é um dos cereais mais cultivados no mundo, sendo utilizado largamente na alimentação humana e animal e apresentando elevado potencial produtivo e valor nutritivo [3]. Pesquisas consolidadas desde a década de 90 [4] mostram que a qualidade do cereal é afetada pelo teor de umidade medido nos grãos, impactando o valor de venda da mercadoria. [...]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo C. Antunes

PPGMMC/Unijuí, Ijuí, RS

Manuel O. Binelo

PPGMMC/Unijuí, Ijuí, RS

Marcia B. Binelo

PPGMMC/Unijuí, Ijuí, RS

João Fernando Weber

CRIATEC/Unijuí, Ijuí, RS

Referências

BRASIL. Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Online. Acessado em 15/03/2022, https://www.gov.br/agricultura/pt-br/.

R. A. Kin, V. A. Monçalves e L. H. Da Silva. “Comparação entre métodos de determinação de umidade para arroz em casca (Oryza sativa L)”. Em: Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão 2.1 (2010).

C. V. Maximiano. “Pré-condicionamento de sementes de milho em água com diferentes concentrações de ozônio no desenvolvimento inicial de plântulas e no controle de fusarium spp”. Dissertação de mestrado. Unicamp, 1994.

S. R. Valentini, M. F. P. Castro e F. H de Almeida. “Determinação do teor de umidade de milho utilizando aparelho de microondas”. Em: Food Science and Technology 18 (1998), pp. 237–240.

Downloads

Publicado

2022-12-08

Edição

Seção

Resumos