Grafo Bipartido para Análise das Relações entre Pessoas e Lugares

Autores

  • Matheus de Moraes Gonçalves Correia
  • Matheus Elis da Silva
  • Jéssica Domingues Lamosa
  • Vander Luis de Souza Freitas
  • Leonardo Bacelar Lima Santos

Resumo

Desde os primeiros casos da COVID-19 relatados no Brasil, medidas não farmacológicas, como o distanciamento e isolamento social têm sido adotadas por diversas regiões do Brasil com o objetivo de conter a transmissão do vírus [1]. Nesse contexto, podemos ver como a mobilidade tem um papel importante para a propagação do SARS-CoV-2 [1]. Neste trabalho usamos a teoria dos grafos para analisar as relações entre pessoas e lugares com base na movimentação das pessoas no espaço urbano. [...]

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Biografia do Autor

Matheus de Moraes Gonçalves Correia

INPE, São José dos Campos, SP

Matheus Elis da Silva

INPE, São José dos Campos, SP

Jéssica Domingues Lamosa

UNIFESP, São José dos Campos, SP

Vander Luis de Souza Freitas

UFOP, Ouro Preto, MG

Leonardo Bacelar Lima Santos

CEMADEN, São José dos Campos, SP

Referências

V. L. S. Freitas, G. J. P. Moreira e L. B. L. Santos. “Robustness analysis in an inter-cities mobility network: modeling municipal, state and federal initiatives as failures and attacks toward SARS-CoV-2 containment”. Em: PeerJ 8 (nov. de 2020), e10287. issn: 21678359. doi: 10.7717/peerj.10287.

J. D. Lamosa et al. “Topological indexes and community structure for urban mobility networks: Variations in a business day”. Em: PLoS ONE 16.3 (3 March 2021), e0248126. issn: 19326203. doi: 10.1371/journal.pone.0248126.

P. O. B. Netto e S. Jurkiewicz. Grafos: introdução e prática. Vol. 2. Blucher, 2017. isbn: 9788521211334.

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Publicado

2022-12-08

Edição

Seção

Resumos