Um estudo do Bit Quântico e Ruído Quântico

Autores

  • Maria Isabella Cabral Martins Rossi
  • Leandro Bezerra de Lima

Resumo

A mecânica quântica é a parte da física que descreve o comportamento de átomos e moléculas, no entanto, para nossos objetivos iremos considerá-la como a estrutura matemática para tratar o estudo proposto, cujos postulados foram desenvolvidos através de um longo processo de tentativa e erro.[...]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Isabella Cabral Martins Rossi

Bacharelado em Matemática INMA/UFMS, Campo Grande, MS

 

Leandro Bezerra de Lima

Orientador INMA/UFMS, Campo Grande, MS

Referências

M. T. Amaral B. e Cunha. O BIT QUÂNTICO: A matemática necessária para descrever o sistema mais simples que existe. VIII Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática. SBM, 2007.

R.P. Feynman. “Simulating physics with computers”. Em: International Journal of Theoretical Physics 34 (1982), pp. 467–488.

W. Gazzoni. “Estudo do emaranhamento quântico com base na teoria de codificação clássica”. Tese de doutorado. Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Unicamp, 2008.

C. Lavor e V.S. Motta L.M. Carvalho. “Caracterização matemática e visualização da esfera de Bloch: ferramentas para computação quântica”. Em: Tendências em Matemática Aplicada e Computacional (2007).

L. B. Lima. “Contribuições em codificação no espaço projetivo e proposta de códigos quânticos de subespaços na grassmanniana”. Tese de doutorado. Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Unicamp, 2017.

L.B. Lima. “Apliações de Álgebra Linear em Ruídos Quânticos”. Dissertação de mestrado. Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica, Unicamp, 2007.

M. A. Nielsen e I. L. Chuang. Quantum computation and quantum information. Cambridge Univeristy Press, 2000.

J. Preskill. Quantum information and computation. Lectures notes. California Institute of Technology, 1998.

P. W. Shor. “Algorithms for quantum computation: discrete logarithm and factoring”. Em: In Proc. 35th Annual Symposium on Foundations of Computer Science (1994), pp. 124–134.

Downloads

Publicado

2022-12-08

Edição

Seção

Resumos