Inclusão Feminina em STEM: Experiência do Projeto GECET Através de Atividades de Programação

Autores

  • Lilian E. da Silva
  • Marilaine Colnago
  • Giovana A. Benvenuto
  • Naiara L. Costa
  • Samantha Lanzelotti
  • Rafaella S. Ferreira
  • Wallace Casaca

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2023.010.01.0061

Palavras-chave:

Programação, Educação, Empoderamento Feminino, STEM

Resumo

A programação é uma habilidade fundamental na indústria de tecnologia e permite que as pessoas criem soluções para vários problemas em diferentes áreas. As mulheres ainda estão sub- representadas nas áreas STEM, especialmente nas relacionadas à tecnologia. A exposição precoce à programação pode ajudar as meninas a desenvolver suas habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico, e também pode despertar seu interesse em seguir uma carreira na área. Como consequência de termos mais mulheres na tecnologia, podemos citar a melhoria na diversidade, inovação e criatividade no campo. Além disso, as mulheres podem trazer perspectivas e abordagens únicas para resolver problemas, o que pode levar a soluções mais abrangentes e inclusivas. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo discutir a importância da representatividade feminina nas áreas de tecnologia e da inclusão da programação na vida de meninas e mulheres. Para tal, apresentamos um relato de experiência obtida durante a execução do projeto de extensão GECET: Garotas nas Engenharias, Ciências Exatas e Tecnologias, que consistiu de um jogo criado por uma menina, que conta a história de Ada Lovelace, de modo a enfatizar o papel da educação e do engajamento na promoção da igualdade e diversidade de gênero no campo da tecnologia.

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Biografia do Autor

Lilian E. da Silva

FEIS/UNESP, lha Solteira, SP

Marilaine Colnago

IQ/UNESP, Araraquara, SP

Giovana A. Benvenuto

FCT/UNESP, Presidente Prudente, SP

Naiara L. Costa

FCT/UNESP, Presidente Prudente, SP

Samantha Lanzelotti

FEC/UNESP, Rosana, SP

Rafaella S. Ferreira

IBILCE/UNESP, São José do Rio Preto, SP

Wallace Casaca

IBILCE/UNESP, São José do Rio Preto, SP

Referências

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Publicado

2023-12-18

Edição

Seção

Trabalhos Completos