Programação linear e ensino de matemática na educação básica

Autores

  • Nicoli Prosperi Pereira
  • Anderson José de Oliveira
  • Andréa Cardoso

Resumo

A Matemática pode ser entendida tanto como área da ciência como disciplina escolar. A matemática científica é dedicada à produção de resultados e teorias, com ênfase nas estruturas abstratas, no processo lógico-dedutivo e na precisão de linguagem, enquanto a matemática escolar é dedicada à produção de saberes associados ao processo de escolarização básica [1]. Desta forma, o objetivo deste trabalho é discutir a transposição didática das técnicas de programação linear para o ensino de matemática, por meio da análise de aplicações já realizadas. [...]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nicoli Prosperi Pereira

Matemática - Licenciatura, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG

Anderson José de Oliveira

Departamento de Matemática, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG

Andréa Cardoso

Departamento de Matemática, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG

Referências

P. L. Moreira e M. M. M. S. David. “Matemática escolar, matemática cientıfica, saber docente”. Em: Zetetiké 11.1 (2003), pp. 57–80.

H. A. Taha. Pesquisa Operacional. 8a Edição, 2008.

R. C. Bassanezi. “Malthus ea Evolução de Modelos”. Em: Ciência e Natura (2014), pp. 97–100.

A. C. A. Silva. “A matemática científica e a matemática escolar: compreendendo conceitos do comprimento do círculo, área da circunferência e do volume da esfera.” Em: lV Congresso Nacional da Educação (2017).

H. C. Góes e A. R. T. Góes. “Aplicação da pesquisa operacional no ensino médio por meio da expressão gráfica”. Em: Congresso Latino Liberoamericano de Investigación Operativa and Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (2012).

R. S. C. Camargo. “Programação linear com a utilização do software geogebra como ferramenta de ensino aprendizagem”. Em: Vl Congresso Nacional da Educação (2019).

Downloads

Publicado

2023-12-18

Edição

Seção

Resumos