As Relações de Gênero em Matemática no Estado do Ceará: Levantamento de Dados e Estratégias para Diminuir a Desigualdade

Autores

  • Edjane K. da Silva
  • Clarice D. de Albuquerque

Resumo

Segundo o Relatório de Ciências da UNESCO [1], as mulheres tem avançado mais rapidamente do que os homens nas conquistas educacionais nos últimos anos no Brasil, representando um pouco mais da metade dos graduandos, mestres e doutores. De acordo com dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) [2], a quantidade de doutoras tituladas a cada ano cresceu 61% de 2013 a 2019, passando de 8.315 para 13.419, enquanto a quantidade de doutores foi de 7.336 para 11.013 no mesmo período. [...]

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Biografia do Autor

Edjane K. da Silva

CCT/UFCA,Juazeiro do Norte, CE

Clarice D. de Albuquerque

CCT/UFCA, Juazeiro do Norte, CE

Referências

UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Relatório de ciências da UNESCO: a corrida contra o tempo por um desenvolvimento mais inteligente. Paris: UNESCO, 2021.

Número de doutoras cresce 61% em seis anos. https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/numero-de-doutoras-cresce-61-em-seis-anos. Acesso em: [13, Jun 2023].

Amurabi Oliveira, Marina Félix de Melo, Quemuel Baruque de Rodrigues e Mayres Pequeno. “Gênero e desigualdade na academia brasileira: uma análise a partir dos bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq”. Em: Configurações. Revista Ciências Sociais 27 (2021), pp. 75–93.

Departamento de Matemática - UFC. http://www.mat.ufc.br/. Acesso em: [15, Mar 2023].

Editais. https://www.funcap.ce.gov.br/editais/. Acesso em: [15, Mar 2023].

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Publicado

2023-12-18

Edição

Seção

Resumos