METODOLOGIAS DE ENSINO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: um olhar sobre as pesquisas brasileiras

Autores

  • Evandro V. Santos
  • Adriana F. S. Miola

Resumo

A aprendizagem é um processo complexo vivenciado em todos os níveis de ensino, no Ensino Superior, essa complexidade fica muito evidente, principalmente quando se trata de disciplinas relacionadas ao cálculo e álgebra, por exemplo, em que os professores, geralmente, utilizam aulas diretivas como aponta algumas pesquisas [1]. Para [2] esse modelo de ensino chamado diretivo, é um método de ensino em que o professor fica a maior parte do tempo ao quadro, explicando a matéria, enquanto os alunos sentam-se em forma matricial e prestam atenção. [...]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandro V. Santos

UFGD, Dourados, MS

Adriana F. S. Miola

UFGD, Dourados, MS

Referências

Eugênio Carlos Stieler et al. “Uso da tecnologia da informática no Ensino Superior: um estudo da aplicação da planilha eletrônica Excel na disciplina de Matemática Financeira”. Em: (2007).

Roberto Ribeiro Baldino e Tânia Cristina Baptista Cabral. “Educação matemática conversando com psicanálise”. Em: 18 (). Ed. por Universidade Estadual de Campinas.

Luiz Carlos e outros PAIS. “Transposiçãoção didática”. Em: Educação matemática: uma (nova) introdução 3 ().

Antonio Carlos Gil. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Ediitora Atlas SA, 2008.

Rosana Ferreira Sampaio e Marisa Cotta Mancini. “Estudos de revisão sistemática: um guia para sıntese criteriosa da evidência cientıfica”. Em: Brazilian Journal of Physical Therapy 11 (2007), pp. 83–89.

Gilberto Emanoel Reis Vogado et al. “O ensino e a aprendizagem das ideias preliminares envolvidas no conceito de integral, por meio da resolução de problemas”. Em: (2014).

Patrıcia Melo Rocha et al. “A resolução de problemas no ensino de Estatıstica: Uma contribuição na formação inicial do professor de Matemática”. Em: (2016).

Rodrigo Fioravanti Pereira et al. “A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO SUPERIOR”. Em: (2009).

Dario Fiorentini. “A formação matemática e didático-pedagógica nas disciplinas da licenciatura em matemática”. Em: Revista de Educação PUC-Campinas 18 (2005).

Rômulo Campos Lins. “A formação pedagógica em disciplinas de conteúdo matemático nas licenciaturas em matemática”. Em: Revista de Educação PUC-Campinas 18 (2005).

Downloads

Publicado

2023-12-18

Edição

Seção

Resumos