Educação financiera

uma proposta para o ensino da Taxa Selic

Autores

  • Graziela M. Tiago Instituto Federal de São Paulo - IFSP
  • Paulo R. Barbosa Instituto Federal de São Paulo - IFSP
  • Miguel L. Folchetti Filho Colégio Miguel de Cervantes
  • Kelen C. C. Silvestre UNIESP - Centro Universitário

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2025.011.01.0383

Palavras-chave:

Educação Financeira, Matemática Financeira, Selic, Ensino Médio

Resumo

Este trabalho de cunho teórico tem por objetivo apresentar uma proposta de atividades para o ensino da Taxa Selic utilizando as ideias da Educação Matemática Crítica, de Ole Skovsmose, para serem aplicadas ao final do Ensino Médio. Considerando que as pesquisas evidenciam a necessidade de esclarecimento da população em relação a conceitos de Educação Financeira, este trabalho aponta a pertinência de se trabalhar estes conceitos em ambientes escolares. Com esta abordagem, espera-se contribuir com pesquisas em Educação Financeira e obter alunos considerados alfabetizados financeiramente, críticos, conscientes e capazes de fazerem escolhas financeiramente saudáveis.

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Biografia do Autor

Graziela M. Tiago, Instituto Federal de São Paulo - IFSP

Pesquisadora no Instituto Federal de São Paulo com foco em educação financeira.

Paulo R. Barbosa, Instituto Federal de São Paulo - IFSP

Pesquisador no Instituto Federal de São Paulo com interesse em matemática financeira.

Miguel L. Folchetti Filho, Colégio Miguel de Cervantes

Professor no Colégio Miguel de Cervantes, especializado em educação financeira no ensino médio.

Kelen C. C. Silvestre, UNIESP - Centro Universitário

Acadêmica no UNIESP - Centro Universitário com foco em práticas pedagógicas.

Referências

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Publicado

2025-01-20

Edição

Seção

Trabalhos Completos