Potencialidades da Torre de Hanói no ensino

Autores

  • Bianca A. Fonseca Colégio Ética, São Carlos, SP
  • José A. Salvador Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2025.011.01.0458

Palavras-chave:

Torre de Hanói, História, Construção, Movimentos das Peças, Triângulo de Sierpinski, Grafos

Resumo

Neste trabalho vamos mostrar algumas potencialidades do desafio da Torre de Hanói no processo de ensino e aprendizagem cooperativo de conceitos matemáticos. Nos materiais didáticos como a Torre de Hanói, propomos que a investigação comece com a lenda histórica, o processo de construção geométrica sustentável (escolha de material, medidas, distâncias, áreas e volumes das peças), as regras dos movimentos dos anéis (discos) e tentativas de resolver o desafio em si. Para isso, é fundamental analisar todos os movimentos possíveis e encontrar o número mínimo de movimentos necessários para resolver o famoso quebra-cabeça, descobrindo padrões e relações matemáticas. As ideias e estratégias para resolver o problema de forma eficiente e construir a fórmula de recorrência que produz o número mínimo de movimentos dos n, n ∈ N anéis, devem ser compartilhados nas equipes de trabalho. Propomos ainda uma representação geométrica das torres como vértices e os deslocamentos dos anéis como arestas de um Grafo e a obtenção de uma disposição fractal tipo Triângulo de Sierpinski, dando uma visão mais geral das possibilidades de uso da Torre de Hanói no ensino básico ou nas licenciaturas.

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Biografia do Autor

Bianca A. Fonseca, Colégio Ética, São Carlos, SP

Educadora no Colégio Ética, São Carlos, SP.

José A. Salvador, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professor no Departamento de Matemática da UFSCar, São Carlos, SP.

Referências

F. O. Brotto. Jogos Cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício da convivência. 1a. ed. Santos: Projeto Cooperação, 2001.

B. A. Fonseca. “Torre de Hanói e sua relação com grafos e triângulo de Sierspinski”. Em: TCC: Repositório da BCo UFSCar, 2023.

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Publicado

2025-01-20

Edição

Seção

Trabalhos Completos